Findo o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), em 15 de Setembro de 2018, traduzido no evento local “Limpa a tua rua, limpa o teu jardim” em Setúbal, promovido pelo movimento cívico Setúbal, Ambiente & Cidadania (SetAC), vimos por este meio agradecer à Junta de Freguesia de S. Sebastião e à União das Freguesias de Setúbal pelo apoio institucional e logístico e reconhecer a coragem e altruísmo cívico dos voluntários que participaram nesta importante acção.
Apesar de termos feito o convite a diversas instituições do concelho e termos promovido o evento nas redes sociais e canais online a convidarem todas as pessoas a participar, a adesão na iniciativa foi baixa, seja institucional seja de voluntários que compareceram no evento. Estamos em crer que as causas desta baixa adesão devem-se sobretudo a três motivos: o dia da iniciativa coincidir com o feriado municipal de Setúbal e consequentemente com todos os eventos promovidos pelas instituições; a iniciativa ter sido organizada apenas num mês (Agosto/Setembro) e coincidir ainda com o período de férias de muitas pessoas; e por fim, porque ainda não existe uma cultura ambiental generalizada na sociedade, em especial em Setúbal.
Em todo o caso, iniciativas deste âmbito, são sempre de louvar e devem constituir igualmente um motivo de interesse por parte das instituições e organismos que nos rodeiam, uma vez que contribuem largamente para a boa visibilidade de uma região que tem características únicas ao nível das áreas naturais classificadas que a rodeiam e que lhe conferem um valor intrínseco e uma motivação para residir ou visitar. Sem esquecer igualmente que as problemáticas de cariz ambiental, ainda que não muito arreigadas na nossa cultura, constituem, há largos anos, uma vertente importante na educação dos cidadãos dos países do norte da Europa e outros países do mundo, considerados já muito avançados nestes aspectos e neste tipo de causas ligadas ao ambiente e à natureza. Porque obviamente, onde há respeito pelo ambiente, há uma maior qualidade de vida.
Nesta iniciativa promovida pelo SetAC, “Limpa a tua rua, limpa o teu jardim”, para além de alguns participantes terem limpo as áreas junto às suas habitações e jardins envolventes, estivemos presentes e limpámos igualmente espaços urbanos da cidade. Demos especial importância às zonas ribeirinhas, devido ao facto de estarmos todos em sintonia quando muito se tem falado acerca do grande e grave problema global da poluição do plástico nos oceanos, e porque temos o rio e o mar aqui tão perto, é um problema que nos aflige igualmente. Porque queremos que o nosso rio Sado continue azul e que continue a ser a casa dos simpáticos e inteligentes roazes corvineiros, escolhemos limpar uma área abrangente junto ao rio, nomeadamente os seguintes locais ribeirinhos: Doca das Fontainhas, Cais dos catamarãs, Jardim Engº Luís da Fonseca (vulgarmente designado por Jardim da Beira Mar), zona adjacente ao Club Naval Setubalense, área adjacente à lota e Doca dos Pescadores (nos passadiços e na água). Constituem realmente zonas emblemáticas da cidade, que muito contribuem para o seu atractivo. Para além destes espaços ribeirinhos, procedeu-se ainda à limpeza no parque de estacionamento nas traseiras do edifício do tribunal, nomeadamente no baluarte junto a uma zona abandonada de armazéns e a uma garagem de recolha de veículos.
Desta acção de voluntariado, com a participação de cerca de uma dezena de pessoas, removemos das ruas, jardins, passeios e beira-mar pouco mais de uma dezena (e mais alguns) sacos de 100L que se podem avaliar em cerca de 80-100Kg de resíduos.
Apesar de tudo, vamos continuar a promover e participar em iniciativas que promovam o ambiente e a cidadania no nosso concelho, sempre na esperança de uma evolução positiva no comportamento e mentalidades das pessoas e na participação activa das nossas instituições nestas áreas.
Esperamos no futuro poder vir a contar, uma vez mais, com a vossa colaboração em outras iniciativas, sejam de carácter ambiental ou de cidadania.
Gratos, desde já, pela atenção dispensada.